Lombo Precioso Jacira

Este lombo tem uma história peculiar. Em 2000, uma revista de gastronomia estava promovendo  um concurso para receitas inéditas. Na hora, enviei “por correio” a receita dessa maravilha que minha mãe adorava fazer. Pouco tempo depois, chegou por sedex o prêmio: a publicação do “Lombo Precioso”  na revista e  um jogo de panelas cheio de frescuras !  Não é nada light, mas dá um prazer enorme!

Para o Lombo

1 ½ quilo de Lombo

Toucinho defumado cortado em fatias ou fatias de bacon

Sal e pimenta-calabresa a gosto

4 dentes de alho picados

2 folhas de louro rasgadas

2 ramos de alecrim fresco

1 xícara de suco de tangerina

½ xícara de vinho branco seco

Gomos de tangerina para decorar

Para as cebolinhas

40 cebolinhas pérola em conserva, lavadas e escorridas

1/3  de xícara de suco de tangerina

1 ½ colher (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de manteiga

1- Preparo do lombo:

Em um refratário que comporte a carne, misture todos os ingredientes e deixe o lombo coberto na geladeira de um dia para o outro.

 No dia seguinte, corte o lombo em fatias de 1cm ou 1,5cm, tomando cuidado para não deixar os pedaços de tamanhos diferentes, e coloque em cada vão uma fatia do toucinho defumado.

Coloque o lombo em uma assadeira (antes, coe o tempero e despeje sobre a carne) e leve-o ao forno moderado (180˚), pré-aquecido, coberto com papel-alumínio por cerca de 1 hora.

 2– Retire o papel e espete um garfo no lombo para verificar se já está quase cozido; deve sair um líquido meio transparente. Continue assando a carne por mais 1 hora, regando com o caldo da assadeira até que fique cozido e dourado. Se necessário, acrescente mais vinho misturado com suco de tangerina ou água para não deixar secar o molho. Coe o molho.

3- Preparo das cebolinhas

Enquanto o lombo estiver no forno, coloque todos os ingredientes em uma frigideira com tampa e cozinhe por 3 minutos em fogo baixo, aumente o fogo e, sem a tampa, deixe a cebolinha dourar e o molho reduzir um pouco. Prove o tempero e sirva com a carne fatiada regada com o molho quente.

Farofa

 Na gordura que ficou do assado, picar uma cebola média, 1 fatia de pimentão picado miudinho, pimenta, salsinha, cebolinha, azeitona picada e 1 xícara de farinha de mandioca torrada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s