Almoço em Agosto (Ferragosto)

Peguei na locadora um DVD ótimo: Almoço em Agosto (2008). O filme é uma delícia, mostra a realidade da família italiana com  os paradoxos entre tradição matriarcal e a atual decadência econômica pela qual os europeus estão vivendo, tudo de maneira divertida e cheia de temperos & pastas. Várias cenas são hilárias, mas tem uma das primeiras que é bem peculiar: O protagonista Gianni e seu amigo Viking comentam a brancura dos turistas  chegando para passar o verão em Roma.

Enfim, lembrei das minhas aulas de italiano na UNESP e de quando aprendemos o que é o Ferragosto italiano:  feriado de 15 de agosto em que os italianos comemoram a Assunção da Virgem  Maria e a partida para as férias. Li que o protagonista é também o diretor do filme e toda a história se desenrola no apartamento onde cuidou da própria mãe por anos. PS: Achei em Bauru na Vídeo Express.

Segue sinopse e trailer 

Roma. Giovanni (Gianni Di Gregorio) é um homem de meia idade, que mora com sua mãe viúva (Valeria de Franciscis) e enfrenta problemas financeiros. Sabendo de sua complicada situação, Luigi (Alfonso Santagata), o proprietário do apartamento em que eles vivem, faz uma proposta: que Giovanni abrigue a mãe dele e sua tia Maria (Maria Cali) durante o feriado de 15 de agosto, em troca de um abatimento nos aluguéis atrasados. Sem alternativa, ele aceita. Logo Giovanni é obrigado, a contragosto, a assumir o papel de babá das senhoras alojadas em sua casa.

http://www.youtube.com/watch?v=qdElOqCwcu8

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s